O que é
O Labic é um laboratório de inovação comunitária à escala do bairro, destinado à participação cidadã, aprendizagem coletiva e produção colaborativa de projetos que tenham como objetivo melhorar a vida em comum no centro histórico da cidade do Barreiro, conhecido como Barreiro Velho.
Numa perspectiva inclusiva, independentemente das convicções políticas, religiões, etnias ou culturas, pretende-se trabalhar ativamente e colaborativamente com os residentes locais e uma rede de parcerias – públicas, privadas ou cidadãs – na criação de soluções que melhorem a qualidade de vida, promovam a higiene urbana no centro histórico do Barreiro e contribuam para a coesão comunitária.
Através da criação de grupos de trabalho, pesquisa colaborativa, convocatórias para a produção de projetos e comunidades de aprendizagem e prática, pretendemos ser um espaço aberto a todos e construído por todos, unindo diferentes conhecimentos e saberes. Qualquer cidadão residente no Barreiro Velho, grupo ou coletivo com atuação no território, pode apresentar propostas, colaborar em projetos criados por outros ou participar nas atividades programadas.
O Labic nasceu no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, um programa público de natureza participativa, no qual candidataram-se mais de 750 projetos de norte a sul do país. O Labic ficou em 6º lugar, com uma pontuação de 94,5.
Missão
O Labic Barreiro Velho tem como missão tornar visível a ideia de que as cidades são construídas pelas pessoas. Pretendemos promover a participação cidadã na melhoria da vida comum do bairro, encurtando a distância entre pessoas e instituições e promover o trabalho em rede para a cocriação de soluções conjuntas.
Objetivos
- Promover a coesão, a dinamização comunitária e a melhoria da higiene urbana.
- Possibilitar um conhecimento aprofundado do território, suas gentes, saberes, conhecimentos e perspectivas
- Ativar a conexão entre apoios institucionais e competências locais através de ações participadas e inclusivas que possibilitem a partilha de recursos, ferramentas e conhecimento e mobilizem a comunidade.
- Impulsionar projetos de inovação comunitária (PICs), criando oportunidades de desenvolvimento de competências técnicas, pessoais e coletivas, partindo do potencial local.
- Capacitar para a cogovernança local
Os resultados pretendem contribuir no combate à degradação do espaço público associado ao estado de abandono, que tem comprometido a saúde comunitária e a imagem do Bairro.