Avançar para o conteúdo

CONVERSAS NA ÁGORA iii

Ativação de vazios e ruas do bairro

Qual o objetivo deste ciclo de conversas? Na Grécia antiga, a Ágora era um lugar de reunião, na qual todos os cidadãos tinham igual voz no que respeitava aos problemas da cidade.
O ciclo Conversas na Ágora propõe criar um espaço aberto ao diálogo e ao encontro, onde projetos, organizações, academia e cidadãos são convidados a debater sobre um futuro mais justo e saudável para o centro histórico do Barreiro.

A Conversa na Ágora III aconteceu dos SIRB Os Penicheiros, às 15h30 e teve como tema “Ativação de vazios e ruas do bairro”.

Organizações, projetos e cidadãos foram convidados a debater sobre um futuro alternativo para o centro histórico do Barreiro. Partindo das seguintes perguntas: Como podemos tornar as ruas mais vivas, seguras e inclusivas? Que soluções podem ser experimentadas entre vazios e ruas com a participação de todos?

Esta conversa possibilitou reflectir sobre possíveis ações conjuntas para o Festival A Rua é Nossa

Convidados:

Rés do Chão

O Rés do Chão surgiu com o objetivo de desenvolver estratégias de reabilitação e ocupação de pisos térreos e de qualificação do espaço público.

Nos contextos em que intervém, em parceria com a rede de agentes locais, tem contribuído para a reabilitação, ocupação e dinamização de pisos térreos e para a qualificação e activação do espaço público, transformando áreas urbanas, através do fortalecimento da economia local e das relações de vizinhança e proximidade.

MelgaçoTem PopUp

Melgaço Tem Pop-up é um programa do Município de Melgaço de apoio ao comércio local e que possibilita, de acordo as disponibilidades, espaços comerciais para lojas pop up (3 meses) para teste de áreas de negócio.

Grupo dos Amigos do Barreiro Velho

O GABV é uma associação sem fins lucrativos que surgiu há mais de 10 anos com a missão de revitalizar a zona histórica do Barreiro. Foram inúmeras as iniciativas que deram vida a este bairro, desde a Feira da Ladra, no Largo Casal, à Festa da Primavera que animava as ruas com noites de fado, cantares alentejanos e feiras de profissões já extintas, ou mesmo a Feira de Produtos Biológicos, no Largo de Santa Cruz.

Helena Trindade

Moradora do Barreiro Velho. Foi bombeira voluntária e dedicou uma vida à ação social.

Alexandra Paio

Arquiteta e coordenadora do Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneo. Coordena e orienta trabalhos de investigação na área da arquitectura digital: design computacional, processos e ferramentas digitais de apoio ao projeto criativo, fabricação digital, espaço público e processos participativos e urbanismo humanitário. Participa e coordena workshops e formação contínua com apoio de empresas da indústria portuguesa e câmaras municipais nas temáticas da fabricação digital e processos participativos.

António Guterres, Aga Khan

Associação de proprietários do Barreiro