A cultura e o desporto da transformação do bairro
Qual o objetivo deste ciclo de conversas? Na Grécia antiga, a Ágora era um lugar de reunião, na qual todos os cidadãos tinham igual voz no que respeitava aos problemas da cidade.
O ciclo Conversas na Ágora propõe criar um espaço aberto ao diálogo e ao encontro, onde projetos, organizações, academia e cidadãos são convidados a debater sobre um futuro mais justo e saudável para o centro histórico do Barreiro.
O desafio desta segunda conversa passou por reflectir sobre o papel da cultura e do desporto na transformação do bairro, com o objetivo de encontrar uma estratégia comum de atuação.
Convidados:
Hey, Pachuco
Hey, Pachuco é uma associação cultural barreirense que tem como principal objetivo a promoção da música em Portugal e na Europa. Nos últimos tempos a HPAC tem vindo a aprofundar a sua participação em iniciativas que conjuguem as artes com a integração social de jovens desfavorecidos, trabalhando arduamente para combater as desigualdades sociais no acesso às artes.
Growone
Growone é um artista barreirense que se destaca no âmbito do graffiti e arte urbana. É co-fundador da ADAO – Associação Desenvolvimento Artes e Oficios e do Núcleo de Arte Urbana da ADAO, Núcleo responsável pelo projeto Artintown.
Gasoline
Associação cultural e desportiva que tem como principais objetivos apoiar e desenvolver o crescimento dos desportos de ação (surf e skate) e afirmar-se enquanto agente sociocultural de referência no concelho do Barreiro.
Ricardo Venâncio
Investigador e professor do ISCTE
Lurdes Lopes
Responsável pela Divisão de Cultura e Património Histórico da Câmara Municipal do Barreiro