Economia Circular: Por um bairro + saudável
Qual o objetivo deste ciclo de conversas? Na Grécia antiga, a Ágora era um lugar de reunião, na qual todos os cidadãos tinham igual voz no que respeitava aos problemas da cidade.
O ciclo Conversas na Ágora propõe criar um espaço aberto ao diálogo e ao encontro, onde projetos, organizações, academia e cidadãos são convidados a debater sobre um futuro mais justo e saudável para o centro histórico do Barreiro.
Sobre o tema: O que é Economia Circular?
Economia Circular é um conceito que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Segundo o Parlamento Europeu “economia circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado.”
“Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, o que permite assim criar mais valor.“
A sistema circular contrasta com no atual modelo circular, “baseado no princípio produz- utiliza-deita fora. Este modelo exige vastas quantidades de materiais a baixo preço e de fácil acesso e muita energia.”
Vejamos se este vídeo produzido pelo Parlamento Europeu ajuda a ilustrar o que é este conceito:
Que estratégia de economia circular poderia ser criada para o centro histórico do Barreiro, considerando os seus desafios e oportunidades?
Os resultados deste debate nos ajudarão a estabelecer um estratégia comum nas ações que se seguem ao Ciclo de Conversas.
Convidados:
Um Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) localizado no Porto, focado em Educação, Design e Sustentabilidade. O VIVA Lab procura ajudar a comunidade a desenvolver soluções para seus próprios problemas através da tecnologia e do saber fazer.
Horta Comunitária do Barreiro
O Clube 22 de Novembro, devastado por um incêndio em 1978, deu lugar à horta comunitária do Barreiro. Um exemplo vivo de como os vazios urbanos da nossa cidade podem ser transformados em espaços de encontro, verdes e produtivos. Criado pelo GABV – Grupo dos Amigos do Barreiro Velho há mais de 10 anos, tem sido cuidado por cidadãos do Barreiro até aos dias de hoje.
Circular Economy Portugal tem o objetivo de acelerar a transição para a economia circular em Portugal, uma sociedade sem desperdício, caracterizada por produção e consumo sustentáveis. CEP é uma rede de empresas e pessoas que promovem a economia circular em pequenas e grandes escalas. É uma plataforma para compartilhar ideias, conhecimentos e competências.
Sara Barreirinhas
A Sara é nutricionista e formadora, especialista em nutrição clínica e comunitária. Tem realizado formações de educação alimentar em diferentes comunidades, escolas, juntas de freguesia e associações.
Carla Costa, chefe da Divisão de Higiene Urbana